Di Bistrô

imagem-016Em comemoração ao aniversário de meu amor, fomos ao Di Bistrô.  Inspirado nas obras de Di Cavalcanti e nos filmes de Glauber Rocha, o chef e restauranter Cássio Machado montou um lugar  moderno e aconchegante. O ambiente é pouco iluminado, o vermelho sangue predomina nos detalhes e nas paredes; fotos, pinturas, vasos e esculturas espalham-se pelo salão; mesas dos mais diversos tamanhos, cadeiras de brechós com estampas étnicas e vários modelos servem de apoio a uma deliciosa refeição. Jazz e Bossa Nova, na maioria em espanhol, completam a viagem pelo que parece ser um cenário de qualquer filme de Almodóvar. O banheiro é divertidíssimo, nos azulejos, cartas escritas há tempos, na Europa, que aguçam a curiosidade (Quem é a amiga que ele ampara? Quem é ele?). O Di é ideal para casais apaixonados e, para primeiros encontros, é escolha certeira.

Na noite de ontem, personagens típicos na elite paulistana. No canto, um homem de meia-idade, fino e cheio de grifes pelo corpo, adoraria passar uma noite calorosa com a modelo que levou para jantar (O óbvio, o espumante escolhido denunciava). Mais ou lado, a mesa de executivos a caminho de diversões noturna, dessa vez hablando Español.  No resto, espalhados pelo apertado salão, três casais: um bem mais velho, um mais novo e nós.

Pedimos água com gás e um excelente vinho Chardonay. Veio o couvert: pãezinhos deliciosos e quentinhos, envoltos a um papel vegetal com sal e alecrim; um prato para cada com três tipos de Chutney (identifiquei, com ajuda do Duh, o de tomate; o resto, não me pergunte), patê de foie e manteiga – uma gota de cada –  que rodeavam um único marisco e um punhado de Tartar de tomate.  Muito gostoso, bonito, sofisticado, mas um tanto metido a besta.

Veio o cardápio, eu resolvi aceitar o Menu Degustação (R$ 45) que parecia montado ao meu gosto – Creme de Mandioquinha com Caviar, Risoto de Lula e Robalo Grelhado com Shitake e Azeito Trufado. O Duh pediu, como entrada, Vieiras com Cogumelos ao Azeito Trufado (R$ 26) e, de prato principal, um Atum com Molho de Wasabi e Cuscuz Marroquino (em torno de R$ 50). Nesse momento, o garçom resolveu que, a partir de então, eu beberia água normal e o Duh água com gás.

Chegou o primeiro prato: para o Duh, um creme de vegetais, servido em uma taça de Martini de metal, como cortesia; para mim o creme de mandioquinha – que estava bem delicioso. Havia comido caviar apenas uma vez e, contrariando opiniões, adorei. Misturado ao creme, ficou suave e me remeteu àquelas balinhas que explodem na boca. Quando estava saboreando devagar o prato (que estava quente demais) e distraída com o Duh, o garçom decidiu que eu já havia terminado e retirou o meu prato. Protestei: mas eu ainda não terminei. Ele me devolveu a segunda metade do creme, para minha alegria e satisfação do meu palato. A segunda entrada, o Risoto, apesar de quente demais também, estava perfeito – o arroz al dente, a lula no ponto certo e um levemente apimentado. Chegaram as Vieiras do Duh, lindas e hiper saborosas.

Depois, o prato principal. Ambos equilibrados, belos e deliciosos. De sobremesa, pedimos um Foudant de Chocolate com Sorvete de Nata e Chantilly de café (R$ 14) – até agora, me pergunto: onde estava o chantilly?

Apesar das falhas no atendimento e de não ter conseguido comer um prato sem esperar cerca de cinco minutos para não queimar a língua, o Di Bistrô é delicioso. Vale a pena conhecer.

Serviço
Endereço: Rua Jacurici, 27 – Zona Sul – 3079-9098
Horário: Segunda a sábado, 20h às 2h; fecha domingo.
Preço(s): Couvert: R$ 10,45.
Cotação por pessoa: $$$

2 thoughts on “Di Bistrô

  1. Flavia says:

    Esqueci de comentar. O Duh falou que os pratos não trazem nada de diferente. É, basicamente, uma variação do que sai nas revistas de gastronomia mensalmente. Segundo ele, “é muito caro para o que oferece”.

Leave a Reply

