Fila Night Run – Etapa aquática

Imagem 003

19h00min: Chegada tumultuada. Afinal, eram mais de dez mil pessoas querendo entrar por duas portas da Cidade Universitária. Achar uma vaga para estacionar foi algo digno de pacientes jogadores de xadrez, mas achava-se. Ao descer, um palco pequeno, DJ, música alta, um animador que foi definido como chato e stands – tudo aglomerado em uma praça cercada pelas largadas de 5 e 10 quilômetros.

19h20min: Fila no banheiro!

19h30min: Alegria, descontração e alongamento. Fila para pegar água e frutas nos dois estandes disponíveis, fila para deixar coisas no guarda-volume, fila para customizar camisetas… Fila em todo lugar.

19h50min: Chamada para largada. As pessoas começaram a se aglomerar no espaço cercado por grades de metal. Eu estava no meio, por assim dizer, dos 10k. Começou a garoar bem fraco. Sentia apenas alguns pinguinhos. Coloquei meus fones nos ouvidos e comecei a ouvir Queens of Stone Age para esquentar.

20h00min: Largada oficial ao som de um eletrônico que não consigo lembrar o nome. Para mim: Coldplay. Demorei cerca de cinco minutos para começar a sair do lugar. O bom foi que quando eu cruzei a linha de largada, já estava trotando e passando pessoas. A chuva apertava, mas nada preocupante.

20h10min: 10k e 5k se juntam de maneira esquisita. Na esquerda, pessoas caminhando juntam-se a nós, correndo para melhorar a marca dos 10k. Achei que isso foi extremamente mal pensando, o fluxo de pessoas aumentou demais de maneira esquisita, atrapalhando aqueles que correm mais rápido.

20h20min (mais ou menos): a chuva aperta e começa a atrapalhar de verdade. As pessoas começam a se distanciar uma das outras. Foi nessa hora que comecei a sentir bastante frio. Começa a trovejar muito forte. Cena inesquecível: pistas e pessoas molhadas iluminadas pela contra-luz dos holofotes espalhados pelo percurso. Queria ter uma câmera para fotografar esse exato momento.

20h40min: Passo a praça do anjo. A chuva aperta de um jeito inimaginável. Reclamo com uma mulher que está do meu lado e começa a subida. Converso quase toda subida com ela, sobre a chuva, sobre a etapa aquática, sobre a camiseta pesada, sobre o frio e sobre a minha preocupação com meu Iphone que parecia nadando no meu braço.

20h55min: Chegou aos 8km da prova. A chuva continua insuportável. Diminuo o ritmo para seguir junto às pessoas à minha volta para parar de passar frio. A técnica funciona.

21h05min: Passo por um velho gritando: “olha o velho passando e perdendo a barriga!”. Passa por mim uma mulher correndo em um ritmo muito alto, de camiseta branca e boné, descalça com apenas um dos tênis na mão. Penso: “Nossa, isso que é incentivo”. Continua chovendo forte.

21h10mim: Cruzo a linha de chegada. Na minha frente passa um moço comemorando um monte o final da prova. Eu fico muito feliz de não ter desistido com a chuva e o frio. Me enfio na fila para entregar o chip e pegar a medalha. Continua chovendo forte.

Depois disso, encontro o Duh, todo molhado, reclamando que as pessoas que estavam esperando não tinham lugar para ficar e que os seguranças não queriam deixar ninguém sair da praça para se dirigir aos carros durante a prova. Achei desumano demais. Não custava nada para eles.

A prova em si foi divertida. Correr na chuva e no frio é péssimo, mesmo assim mantive meu tempo da Vênus. Meu Iphone sobreviveu inteiro, a chuva parou minutos depois que entramos no carro, eu estou resfriada!

Organização: Médio para menos.

  • Com a chuva, os fotógrafos, incentivadores e organizadores sumiram (claro).
  • Havia uns cones com olho-de-gato o meio do caminho que serviam para indicar o percurso – acabaram mais atrapalhando do que ajudando no espaço reduzido.
  • Tinha apenas 1 dj no meio do caminho que deveria estar com medo de curto-circuito.
  • Tinha bastante água, em todos os sentidos!
  • O percurso estava bem sinalizando, principalmente nas divisões entre 5k e 10k.
  • Tinha apenas três barraquinhas de entrega de medalha.
  • Demoramos 40 minutos para sair da USP.

Recomendo? Sim

Farei de novo? Sim, apesar de preferir a Vênus.

Dados:

Fila Night Run, SP

Data: 09.04.09

Horário: 20hrs

Percurso: 10k

Tempo: 01h05min11s

Local: USP

Próximas Corridas:


Maratona Internacional de SP (31/05/09) – 10k

Local: Berrini

Inscrição: R$ 50

http://www.yescom.com.br

Ecorun (07/06/09) – 10k

Local: USP

Inscrição: R$ 51 para assinantes 02 e R$ 61 para os demais

http://www.ecorun.com.br

Leave a Reply

