Sorriso

1181824794_f

Essa é velha, de 2007. Achei por lembrança: vi uma foto de trilhos, lembrei de uma amiga, lembrei do meu antigo blog, lembrei do meu fotolog, lembrei das fotos de 2007, lembrei desta foto. A história: fui convidada a fotografar uma viagem da STB para África do Sul. No final, as imagens mais turísticas foram parar em uma exposição, outras (como esta) guardei para mim.

Era uma tarde de sol, visitávamos os prédios oficiais em Cape Town. Em busca de boas fotos, me afastei do grupo. Parei ao lado de um lago e olhei em volta: crianças de escolas passeavam por ali. A segregação na África do Sul, mesmo de depois de anos do fim de Apartheid, continuava explícita. Crianças negras e brancas não estudavam na mesma escola. A exceção foi uma turminha de verde, bem novos. Cheguei a ver duas crianças de mãos dadas: uma meninha branca de tão loira e um menininho negro como café. Achei singelo.

Parei na frente de uma turma um pouco maior e pedi para fotografá-los. Todos se aglomeram em minha volta, implorando para que eu tirasse deles também. Do ensaio, tenho umas 20 fotos com crianças posando, correndo e sorrindo. Contudo nenhuma bate esta. Consegue saber o porquê?

Leave a Reply

