Circuito Vênus 2009: 4ª etapa – São Paulo


A4ª edição do Circuito Vênus de 2009, que aconteceu no último domingo (15), foi bem maior que as anteriores. A organização divulgou cerca de cinco mil inscrições, sendo que a última de São Paulo, em março, tinha 3,2 mil. E esse aumento foi visível: muitas mulheres se aglomeraram nas saídas para a largada, que  estava bem maior do que nas outras edições, muita gente circulando pelo Jóquei Club e muitas mulheres correndo também.

Eu, particularmente, adoro essa prova. E são muitos os motivos: o percurso, o propósito, os mimos, o kit e tudo que a organização proporciona. Acho fundamental ter algo que celebre a saúde da mulher e incentive a todas à prática de exercício físico. E é tão bacana ver que nós estamos ganhando espaço no mundo dos esportes e das corridas – que era dominado primordialmente por homens.

É nesse tipo de ambiente que presenciamos histórias de superação e de muita, mas muita, felicidade ao cruzar a linha de chegada. Dessa vez, passei por uma mulher cega no oitavo quilometro que corria com a guia. Foi tão emocionante que cheguei a passar mal, tive que andar até o ponto de água para conseguir me acalmar. Depois que terminei a prova tentei achá-la para uma entrevista, mas não consegui. Também conheci uma mulher que, apesar de todas as lesões causadas pela corrida, estava lá, na Vênus, para superar mais esse limite do corpo. E não me canso de contar como quase todas cruzam a linha de chegada com o maior sorriso no rosto: a felicidade está ali, estampada na superação dos 5 ou 10 quilômetros que oportunou por cerca de meia ou uma hora.

É por isso que eu gasto tanto dinheiro com inscrições de provas (só neste ano, já completei sete e já estou inscrita em mais duas); é por isso que gosto tanto de correr. A corrida nos ensina muita coisa, como superar limites, como controlar o corpo e as emoções, como pensar de forma mais clara e planejar todos os passos para conquistar um objetivo. Sobretudo, a corrida ensina que nunca podemos desistir até alcançar o almejado. É divertidíssimo!

Pontos altos: o kit, com vários produtos Avon; a animação. Pontos fracos: camisetas de tamanho errado (só consegui pegar G da corrida e GG de Finisher) – o que achei muita sacanagem conosco, pois nas inscrições escolhemos o tamanho que queremos. Eles deveriam ter o controle de quantas camisetas de cada tamanho são necessárias.

Próximas Corridas

Troféu Zumbi dos Palmares – Samsung 10k
Data: 22 de novembro
Local: Parque do Ibirapuera
Inscrições: R$ 50 (www.corpore.com.br)

Circuito das Estações – Verão (10k)
Data: 20 de dezembro
Local: Pacaembu
Inscrições: R$ 66 (www.circuitodasestacoes.com.br)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s