(500) dias com ela

Sabe que eu simplesmente adorei esse filme?  Fazia tempo que eu não via na tela algo tão sutil, acho que o último foi “Juno“. Eu gosto de histórias assim: leves, divertidos e nada óbvios. E “500 dias com ela”  te pega de surpresa e foge totalmente do padrão de comédias românticas hollywoodianas, bobas e chatas.

No começo, a história parece igual e você até tem certeza do que vai ver: “boy meets girl”, se apaixonam perdidamente, vivem uma história de romance, brigam e, no final, eles acabam juntos. Com o desenrolar,  percebe-se que, desta vez, não é isso que vai acontecer e os acontecimentos superam expectativas.

O personagem principal sonhador e apaixonado é um homem, Tom (Joseph Gordon-Levitt), que se apaixona perdidamente por Summer (Zooey Deschanel). Ela, por sua vez, não quer um relacionamento sério e não acredita no amor. A partir daí, os dois desenvolvem uma relação comum, com cenas típicas de um romance da vida real – as risadas, as brigas, o desinteresse, as expectativas… Aí vem o final que coloca o “500 Dias com Ela” nas prateleiras de filmes pé-no-chão, ao lado de “Closer” e “Alta Fidelidade” (ai, que vontade de contar).

Então, você vai falar: mas qual é a graça de ir ao cinema assistir a um filme que conta a história de um romance comum? A graça está nos diálogos, no desenrolar na história e na montagem, que é extraordinária. O diretor Marc Webb, experiente em direção de clipes muscais, colocou um narrador em segunda pessoa que conta a história à “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, diz não só o que está acontecendo, mas também o que se passa na cabeça dos personagens; fez a edição de forma não cronológica e fica indo e voltando no tempo; e filmou cortes fabulosos, que remetem a tantos outros filmes importantes para a história cinematográfica! Sem contar que a trilha sonora é fantástica: tem Regina Spektor de monte, Carla Bruni, Feist, The Smiths e um monte de coisas legais. Vale a pena!

Onde ver:  Cinemas em São Paulo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s