Hidrate-se

Se tem uma coisa fundamental na corrida, e em qualquer prática de esportes, é a hidratação. Independente da temperatura, frio ou calor, a desidratação faz muito mal à saúde. Durante o treino prejudica a performance e pode causar problemas como queda de pressão, desmaios, exaustão pelo calor e até a morte. E, se for no dia-a-dia, ou seja, se você não se hidratar adequadamente durante o dia e repuser menos fluído do que o necessário, haverá uma queda no rendimento dos treinos que vai pegá-lo desprevenido e poderá causar enxaquecas, cansaço, indisposição e outras cositas más.

Mas qual é a quantidade adequada de fluídos? Aí é seu corpo que vai dizer. Os especialistas apontam que é necessário beber em torno de meio litro duas horas antes de começar o treino – o que seria o tempo necessário para o corpo absorver toda essa água e eliminar o que sobrou. Feito isso, é importante que você se mantenha hidratado sempre durante a corrida, bebendo água sempre, mas não tanto a ponto de ficar com líquido acumulado e balançando na barriga – particularmente, isso me causa desconforto e dor. A sugestão é que você faça um teste para saber o quanto você consegue beber sem chegar a essa situação. Depois também é super importante, para repor a quantidade de água perdida. E durante o dia, já senso comum que se beba de 2 a 4 litros de fluído para manter-se saudável. Ou seja, hidrate-se antes, durante e depois do treino – hidrate-se o tempo inteiro.

O que tomar?

Especialistas em esportes dizem que aquelas bebidas esportivas, como Gatorade, são bem completas para hidratar o atleta. São bem ricas em sais minerais, um dos componentes necessário para a reidratação. Eu não gosto delas, acho bem ruim. Também não consigo entender o seguinte: 200 ml de Gatorade, por exemplo, contém 48 kcal, 12g de carboidratos e 90 mg de sódio. A água mineral tem 0 kcal e 1,19 mg de sódio – o que corresponde quase 1/100 do isotônico em questão. Li estudos que indicam que o sódio dificulta a absorção de líquido no corpo. Então, alguém especialista me explica como uma bebida que contém um alto teor de sódio pode ajudar na hidratação? E será que algo que é natural não é bem melhor do que essas coisas industrializadas?

Na minha humilde opinião de corredora há dois anos, acho que o bom mesmo é água durante a corrida e água de côco natural (meio a meio, como sempre peço lá no Ibira e pago R$ 2,50) para depois. E viva o natural, porque dessas coisas químicas, eu tô fora. Detesto.

O melhor mesmo é você consultar um especialista que vai te orientar direitinho como se hidratar durante o treino. Uma coisa é fato: hidratação não pode faltar!

PS: Enquando escrevo sobre isso aqui, penso na possibilidade de uma nova tatoo que celebre a minha paizão por corrida!
Advertisements

2 thoughts on “Hidrate-se

  1. Eduardo says:

    Fla.
    Junto com a água vc perde sais minerais (SÓDIO), a idéia do isotônico eh repor estes tb. Se vc só beber agua não ira repor na mesma velocidade os sais, sou mais para água de coco.
    Bjs

  2. Flavia says:

    Eu tb, Du, adoro água de coco, até mesmo pq é natural. Detesto essas coisas estranhas e químicas. Obrigada pela visita e volte sempre!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s