Dia 2 – Paris

Tour Eiffel by Flavia Kawazoe Cabral
Tour Eiffel/ Foto: Flavia K. Cabral

Quantas vezes não percorri nos filmes, nas fotos de Henri Cartier-Bresson e até no Google Street View as ruas de Paris? Incontáveis foram os sonhos meus com os dias que passearia à beira do Sena ou na frente da Torre Eiffel. Estar em Paris, para mim, sempre foi um sonho. Quando desembarquei, estava em estado de torpor. Pegamos um taxi do aeroporto, pois estávamos carregados de malas, e fomos em direção ao hotel. Chegamos ao Classic Hotel Tour Eiffel, que fica perto da estação Porte de Saint Cloude. Apesar do quarto ser pequeno, ele tinha fachada bem bonitinha, típica de Paris, e uma localização agradável.  Deixamos as malas e logo partimos para a primeira andança por Paris.

Saímos do hotel e pegamos o metrô até a estação Trocadero. Ao sairmos da estação, atravessamos a rua e, pela primeira vez, vi a Torre Eiffel. Que emoção, quase não acreditei que eu estava lá, diante daquela mostruosa construção. De tão grande, parece que ela colada ali com Photoshop, depois daquele platô.  Não tem nada em volta, nada tão alto quanto ela. Então, com o tempo bom, só consegue-se concentrar a visão na torre reinando no horizonte de Paris. É mágico!

Fomos chegando mais perto. Fui percebendo os detalhes fantástico da estrutura, as palavras escritas entre a base e a estrutura que forma o pico, as ondas art-nouveau que estão em toda parte, os mecanismos que movimentam os elevadores que levam os inúmeros turistas lá para cima… A Torre Eiffel, me disseram, tem mais de 300m de altura. Eu já sabia que ela era grande, mas não imaginava que ela tão grande. E nunca poderia ter passado na minha cabeça que era tão cheia de detalhes.

Pegamos a (imensa) fila para subir e, depois de algumas horas entramos no elevador. Gigantescas rodas vermelhas movimentam os elevadores que se localizam em 3 doa 4 pés da torre – no último é para os corajosos que resolvem subir 300 metros de escada. Conforme subíamos no elevador panorâmico, mais distante ficava Paris. Ao sairmos para a plataforma primeira sentimos ele, o frio. E tenho que confessar uma coisa: Paris não é tão bela da altura imensa da Torre Eiffel. Foi até um pouco decepcionante, tenho que dizer. Como a Torre é enorme, e os prédios de Paris baixos, tudo fica pequeno demais, a ponto de quase não se distinguirem construção. E, para ajudar, bem no meio da vista tem um altíssimo prédio moderno que destoa totalmente do resto. Fiquei até triste pelo dinheiro gasto, mas turista é turista, tem que fazer essas coisas. Comparando com New York, a vista de cima do Empira State Building é bem mais charmosa. Fiquei até triste, mas turista é turista e tem que fazer tudo o que está no plano. De qualquer forma, tirei fotos e desci.

Nesse momento, estava com uma mistura de cansaço, frio, fome e decepção. Decidimos comer em um restaurante perto da estação Trocadero, contemplando a Torre. Quando sentamos para comer e tomei meu primeiro gole de vinho foi que aconteceu: percebi o que é, de fato, Paris. Paris é a contemplação e é só nesse estado, de calma e quase torpor, que você consegue realmente se apaixonar por ela. Eu, felizmente, percebi isso logo no primeiro dia. Logo no primeiro dia, como era de se esperar, me apaixonei pela cidade luz.

Em seguida, nos dirigimos a Galeria Lafayette. Claro que não fizemos compras, mas o passeio vale a pena pela belíssima construção que a loja de departamento ocupa. No final do dia, depois de muito andar e já muito cansados, paramos em um bar perto do hotel.

Abaixo, mais fotos do dia que chegamos em Paris.

This slideshow requires JavaScript.

5 thoughts on “Dia 2 – Paris

  1. Valdete a Kawazoe says:

    Adorei os comentários .Nem imaginava o quanto vc sonhava viajar pelo mundo.As gota estão lindas!O lugar belo .A companhia nao podia ser melhor,marido e Irma .beijos valdete.

  2. Flavia says:

    É verdade, um dos meus sonhos era conhecer Paris, mas ainda tem tanta coisa pra ver por aí… Esse mundão é imenso!

  3. Lindo relato. É interessante reviver as experiências da viagem através dos seus olhos (não completamente, pq isso é impossível, mas acho q vc entende o q eu quis diZer…)

    Amei viajar c/ vcs!!!!!

  4. Marieli says:

    Quanto a vista, acho a do Arco do Triunfo bem mais interessante que a da Torre. Quanto a New York… vou ficar devendo essa comparação, rsrsrs…

  5. Camila says:

    Oiii vou fikar no mesmo hotel que você,primeira vez em Paris e fikei super interessada com a sua história, estou com medo de me decepcionar com Paris… rsrsrs se puder me mande referência queria saber se o hotel é próximo das atrações se dá pra ir a pé, essas coisas, meu email é camila.riopreto@yahoo.com.br vou agora dia 01.04 se puder me dar referências e sugestões fico gratissima. obrigada.

Leave a Reply

