Novas Bandas: Smoke Fairies

Essa minha fase casulo tem-me pertido também explorar algo que, há tempos, venho tentado fazer: novas bandas. Apesar da minha condição de não conseguir viver sem ouvir música, nunca tive muita paciência para ficar zapeando entre inúmeras coisas sem graças que surgem para achar algo que preste. Mas, com a tecnologia – e aqui refiro-me ao Iphone e seus aplicativos – e o tempo que tenho me dedicado às artes, consegui descobrir algumas preciosidades inglesas.

A primeira que falarei é a dupla de meninas bonitas com vozes poderosas da nova leva do folk londrino, o Smoke Fairies. Diferente do folk que está sendo promovido por aí, cheio de musiquinhas fofinhas que falam de amor (não que elas não falem, afinal, que não fala de amor, não é mesmo?), Smoke Fairies traz uma diferente musicalidade, que mistura o folk com rock alternativo/indie.

Tem um quê depressivo, um clima quase sufocante, causado basicamente pelos tons graves repetitivos que, se fossem tocados por guitarras com distorção, viraria algo pesado. E a voz delas é fantasticamente afinada e grave. Eu, que já estava enjoada do Folk – chegando a compará-lo com o bum sertanejo que tivemos aqui no Brasi – fui obrigada a me render a qualidade musical das meninas.

A banda nasceu nos anos 90, quando as colegas Katherine Blamire e Jessica Davies estudavam em uma escola em Sussex, interior da Inglaterra, e cantavam juntas em um coral. O primeiro EP de Smoke Fairies foi lançado em 2009. Em dezembro do mesmo ano, elas lançaram “River Song”, que tem a participação de Jack White na guitarra e bateria. Em 2010, lançaram o primeiro album, o “Through Low Light And Trees”, produzido por nada menos que Head (famoso pelo trabalho com PJ Harvey).

Curtam um pouco!


 

2 thoughts on “Novas Bandas: Smoke Fairies

Leave a Reply

