Clipes: plágio, homenagem ou tendência?

Quando Radiohead lançou Lotus Flower, em fevereiro deste ano, comentei que a técnica de edição usada era incrível. E continua sendo. A movimentação de Thom Yorke causa um certo estranhamento, mas muitos não conseguem perceber o porquê.

.

É a falta de frames, o que aconteceu muito com filmes antigos. Só que, na época, a falta de frames era um problema técnico. Antigamente, as gravações eram feitas em rolos de filmes parecidos com as bobinas fotográficas que se usava para fotografar antes do formato digital (lembra que tinha que levar pra revelar, ampliar? Nem faz tanto tempo assim). E o processo de edição era totalmente manual (cortava-se o filme e colava-se em outro pedaço, como bem explicado pelo Clube da Luta).

Com o tempo, algumas partes desses filmes perderam-se, ou queimados pela forte luz do projetor da época, ou rasgados, furados e simplesmente perdidos. Quando se vê filmes antigos hoje, percebemos alguns “pulos”, que é exatamente essa falta de frames (você pode ver um exemplo em “O Cão Andaluz”, de Dali e Buñuel, clicando aqui).

Nesse clipe do Radiohead, eles retiraram propositalmente alguns frames – só o suficiente para deixar o movimento um pouco picotado, sem exagerar muito para justamente causar tal estranhamento. Então, o cérebro acha que é a movimentação da pessoa é estranha, mas na verdade é a falta de frames. Genial, não?

Bom, a mesma técnica foi usada no novo clipe da Florence and the Machines (Shake it Out), mais para o final, quando ela dança – o que ficou bem bacana, por ser discreto. E exageradamente no controverso Countdown, na Beyoncé. Ambos você pode conferir abaixo.

.

Seria tudo isso um plágio, homenagem ou simplesmente tendência?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s