A força que move o mundo

Existe uma força que move os seres humanos que muitos se esquecem: o tédio. Aliás, talvez seja essa a única força que mova os seres humanos a fazerem qualquer coisa na vida, boas, ruins ou neutras. Exemplo:

– Ai, que tédio… Acho que vou construir um desacelerador de partículas para ocupar meu tempo… Ou quem sabe um robô pra tirar fotos de marte…

Imagina o que seria o mundo sem o tédio…

Viveríamos todos felizes e contentes e sem fazer absolutamente nada! Porque sem o tédio, você simplesmente fica parado no lugar, porque ali tá bom mesmo, então porque eu vou fazer qualquer coisa?

Tenho certeza absoluta de que todas as grandes invenções e ideias foram criadas porque o tal cidadão estava entediado. Einstein? Tédio… Newton? Tédio… Darwin? Tédio… Dalai Lama? Tédio, tédio, tédio… Esse ainda mais, porque imagina o quanto não deve ser tedioso uma vida de meditação, vendo pessoas com a mesma roupa e o mesmo corte de cabelo… Eu escrevendo esse texto? Advinha…

Mas, como não poderia ser diferente, chegou o momento “auto-ajuda” do meu texto. O que tiramos de lição com isso? Use a p… do tédio para fazer projetos inteligentes e construtivos. Para crescer na vida e não só para beber cerveja ou bater em gente na rua, queimar índio, fazer intriga com os outros, tentar passar a perna no colega de trabalho, planejar vingança, etc… Use a p… do tédio para, sei lá, descobrir a nova teoria da relatividade ou criar um projeto de movimentação descente pra São Paulo… Ou, sei lá, vai estudar, ler, ver filmes, buscar referências para ter ideias. E pare de ficar se metendo na vida dos outros!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s