Clara

Image

Mosteiro dos Jerônimos, Lisboa (ph: Flavia K Cabral/2009

Decidiu arrumar a casa e abrir as janelas para o sol entrar. E aqueles raios, fortes e claros, cegaram-lhe os olhos. Não era possível abrí-los, um clarão branco inundava suas pupilas, como se ela estivesse inteira mergulhada em um espeçoso leite branco e derramado.

Quando finalmente abriu os olhos, viu que lá fora fazia frio. Um frio quase cortante, mas ao mesmo tempo confortável. E, imediatamente, quis pular a janela e ir lá fora. Mas já tinha sido um passo enorme abrí-las, não podia querer ir na rua. Lembrou das vezes que sua mãe falou que queria dar passos maiores que as pernas. Desistiu.

Um dia, observando o quarto, viu que o sol refletia no chão um quadrado amarelado. E aquele quadrado passeava pelo chão quase que o dia todo. Colocou um pé no quadrado e, imediatemente, sentiu o calor do sol e um prazer imentso. Decidiu, então, que ficaria ali, sentada ao pé da janela, tentando fazer seu corpo caber todo dentro do quadrado amarelado formado pela luz solar emoldurada pelos batentes, completamente nua.

A cada movimentação do quadrado, ela ia junto, espremendo-se entre a cama e a parede, a fim de aproveitar todos os minutos daqueles pequenos espaços e prazeres proporcionados– até anoitecer. Nesse momento, saía daquele espaço, entrava na escuridão e fazia seus deveres domésticos. E conseguia se alimentar, limpar-se e arrumar-se bela. Colocava uma bela roupa e sorria até dormir.

Passou-se dias, talvez meses (ou anos), nessa rotina diária. E achava que estava se esforçando ao máximo para aproveitar tudo o que a vida podia oferecer. Nunca reclamou, pois nunca tinha passado pela sua cabeça que podia existir coisa mais prazerosa e bela do que aquelas horas de sol em sua casa. Vangloriava-se da força que fazia em todos os momentos para caber no quadrado amarelado, pois sabia que muitos nem ao menos viam aquela claridade.

Até conhecer Clara…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s