Quando a gente ensina

Image

A gente ensina pessoas, ensina muito. Na realidade, eu aprendo muito mais que ensino, mas consigo ensinar um bacadinho de gente. Ensino um pouco de mim, um pouco das minhas paixões (mesmo que adormecidas), um pouco da minha visão de mundo (mesmo que torta).

Vou contar uma experiência recente. Uma pessoa passou a interessar-se sobre fotografia nos últimos meses. E aconteceu de eu estar lá, na hora certa e no lugar certo, para passar algumas coisas do que aprendi nesses quase 10 anos de fotografia (não vou falar profissional, porque eu já me distanciei desses títulos). E fui explicando profundidade de campo, ISO, abertura, exposição, teoria de cor… Tudo isso que nós, que fizemos SENAC, vimos em quatro anos.

É bonito ver crescer em alguém a paixão por algo que é minha paixão. É lindo ver os olhos vidrados e brilhando quando falo de fotojornalismo de guerra, de Clube do Bangue-bangue, Magnum e afins. Parece magia, porque o é de fato. E, então, consigo entender porque tantos profissionais escolhem o caminho da ensino, mesmo com os péssimos salários.

Mas o ponto aqui é que percebi que ensinar é aprender, muito mais do que ensinar. Porque você redescobre-se apaixonado novamente, você lembra dos seus primeiros anos, daqueles em que você descobriu a sua paixão. Eu, por exemplo, lembro das discussões eternas de quando vimos com a Simonetta que a fotografia não é espelho da realidade… Ou das aulas do Serginho, que nos obrigava a sair pra fotografar em qualquer lugar, de qualquer jeito…

Tenho aprendido muito nesses últimos meses, ensinando e aprendendo! Preciso agradecer… 

——-

Foto de Gabriel Inamine: eu e Milla Puoli, nos bancos do Senac, em 2001 ou 2002 ou 2003! rsrs

Leave a Reply

